A empresa britânica Alumasc traz soluções modernas de drenagem para aeroportos da LATAM
Por Jerald Pate, CEO da JP Mundo e Presidente da TMAC – The Modern Airport Conference
As mudanças climáticas continuam a desafiar os planejadores de aeroportos ao considerar melhorias em nivelamento e drenagem, retenção de água e as ameaças cada vez mais severas de desastres naturais e meteorológicos. Os aeroportos estão cada vez mais no foco das forças da natureza. Os aeroportos mais antigos, construídos há décadas com planejamento obsoleto, enfrentam maior risco de interrupções. Um exemplo recente de clima extremo é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na cidade brasileira de Porto Alegre, um dos mais movimentados do país, onde inundações sem precedentes afetaram o aeroporto e toda a comunidade, interrompendo voos de maio a outubro. Agora, os aeroportos precisam buscar a colaboração de engenheiros civis, planejadores, autoridades locais e partes interessadas regionais para atualizar a paisagem e as áreas ao redor, investindo em soluções de infraestrutura resiliente que incluam sistemas modernos de drenagem para pistas e zonas operacionais. Dois exemplos recentes desses investimentos incluem os aeroportos El Dorado, em Bogotá, e Jorge Chávez, em Lima.
Expansão do hangar da Avianca – Aeroporto El Dorado, Bogotá, Colômbia
A ampliação da área do hangar da Avianca no Aeroporto El Dorado, o mais importante da Colômbia, foi concluída com o fornecimento e a instalação de um sistema de drenagem “UltraSlot”, desenvolvido e produzido pela empresa britânica Gatic, por meio de seu distribuidor Alumasc Water Management Solutions (AWMS).
Aprovado pela renomada empresa de engenharia aeronáutica Aertec e implementado por uma das maiores empresas de construção hidráulica da Colômbia para a OPAIN, este projeto marca um marco importante na construção do ano no país, consolidando sua posição como um importante centro de conexão na América Latina. O sistema de drenagem Slotdrain da Gatic foi instalado nas áreas de estacionamento de aeronaves, atendendo aos padrões regulatórios para projetos de alta capacidade em aeroportos e portos.
Nova terminal – Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, Peru
O novo Aeroporto Jorge Chávez, no Peru, foi projetado como um pilar essencial para a conectividade na América do Sul. Neste projeto, a Gatic desempenhou um papel fundamental ao incorporar o avançado sistema de drenagem UltraSlot, projetado para suportar altas cargas em zonas operacionais, incluindo pistas e áreas de estacionamento de aeronaves. Este sistema foi validado pela renomada empresa de engenharia espanhola CEMOSA, que certificou sua eficácia. A construção do aeroporto foi liderada pela SACYR, sob o consórcio INTIPUNKU, marcando um dos projetos mais ambiciosos e tecnicamente complexos da região.
Especificações do UltraSlot e detalhes do projeto
O UltraSlot não apenas oferece alta capacidade de drenagem de águas pluviais, como também garante durabilidade em infraestruturas de tráfego pesado e de movimento lento, essenciais para uma operação ininterrupta em um ambiente aeroportuário de grande escala. Este sistema minimiza os custos de manutenção, garantindo um desempenho confiável e duradouro.
Certificações do sistema
Os produtos são projetados para áreas com temperaturas extremas, garantindo desempenho duradouro quando instalados de acordo com as recomendações do fabricante. A linha inclui grades e tampas em diversos designs, com uma opção de segurança para áreas com alto tráfego de pedestres.
A Gatic Civil Drainage & Access Covers faz parte da AWMS, junto com marcas renomadas como Alumasc Rainwater Gutters & Downpipes, Skyline Architectural Aluminium, Harmer Building Drainage e Wade Building Drainage.
Alumasc participará como patrocinadora associada na TMAC – The Modern Airport Conference.